Cônsul da Irlanda faz visita à Porto Alegre, Grupo Maciel esteve presente.

Cônsul da Irlanda faz visita à Porto Alegre, Grupo Maciel esteve presente.
Avalie este post

Na última semana, o Cônsul-geral da Irlanda em São Paulo, Barry Tumelty, visitou o parque tecnológico de empreendedorismo e inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na UFRGS, o Cônsul visitou as incubadoras instaladas no campus do Vale e conheceu as principais atividades das startups que ali funcionam com a presença de pesquisadores e empreendedores de todas as áreas.

Posteriormente, Tumelty ministrou uma palestra para um pequeno grupo de convidados, a respeito de oportunidades na Irlanda para pesquisadores e empresas interessadas em inovação e tecnologia.

Oportunidade

O cônsul destacou que a interação com instituições da Irlanda permite aos projetos de pesquisa brasileiros acesso a fundos europeus de financiamento de ciência e tecnologia.

Atento ao novo marco em questão das startups, o Grupo Maciel se preocupa em prestar serviços de Auditoria em Projetos. A Auditoria tem como objetivo assegurar que a qualidade, custos e prazos de um projeto estão sendo bem executados. Nesse sentido, a auditoria de projetos tem caráter preventivo e corretivo, visando principalmente à correção de procedimentos inadequados. Trata-se, portanto, de uma ferramenta de gestão recomendada aos mais diversos segmentos.

Estes projetos, geralmente são executados em razão de um acordo entre duas ou mais entidades, em que uma é a concedente do recurso e a outra executora do objeto pactuado – processo perfeito para quem pretende tirar uma ideia do papel e se aventurar no mundo do empreendedorismo e das startups de inovação.

Irlanda, polo tecnológico e de empreendedorismo

Tumelty afirmou que a resposta da Irlanda à crise econômica de 2008 foi manter os investimentos em ciência, tecnologia e inovação, a exemplo de diversas startups.

Passada a crise, descreveu que o país tem tido sucesso na atração de investimentos de multinacionais de alta tecnologia, especialmente em áreas como nanotecnologia, biotecnologia e na indústria médica.

Ascensão das startups de tecnologia

No contexto de inovação tecnológica e ascensão no mercado pelas startups brasileiras e gaúchas, o Grupo Maciel se destaca pelos estudos que incluem a auditagem sobre a viabilidade econômica dos projetos, segundo a realidade do mercado.

De acordo com um estudo da Expert Market, uma startup do Texas (EUA), o Brasil está em 5° lugar numa lista de 15 países no que diz respeito à determinação do empresário em empreender. Na pesquisa, o país se destaca com pontuação 48 quanto ao número de negócios criados (em uma escala de 1 a 130, na qual 1 representa a maior taxa de abertura).

Essas empresas estão fazendo a diferença nos mais diversos setores. As startups possuem potencial para gerar riqueza e movimentar nossa economia, explorando oportunidades como as oferecidas pelo Cônsul irlandês Barry Tumelty, aprimorando conhecimentos sobre inovação e empreendedorismo.

Por essa razão, ao abrir as portas para novos negócios, o Grupo Maciel segue a premissa que está em nosso DNA: a constante busca por atualização, crescimento e responsabilidade social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *