Due diligence: riscos e oportunidades de sinergia

Due diligence: riscos e oportunidades de sinergia
5 (100%) 23 votes

Muitas são as estratégias que podem contribuir para a manutenção positiva das contas de uma empresa. A principal delas diz respeito à coerência que suas informações econômicas apresentam, tanto internamente, a título de uso por parte de sua administração, quanto externamente, criando uma imagem forte e consolidada para o público e para as demais empresas do seu ramo.

Para melhor lidar em situações administrativas de compra e venda, por exemplo, é extremamente necessário que o gestor tenha um profundo conhecimento da real condição financeira da empresa.

Nesse sentido, uma excelente maneira de averiguar o andamento da administração de uma empresa é realizar uma detalhada conferência das informações financeiras da companhia, através de serviços como o de due diligence.

Mas, afinal, o que é due diligence?

A prática de due diligence é caracterizada pela urgência de cuidados requeridos durante o processo sinergético que a associação entre duas empresas demanda.

No processo de diligência, a empresa que passa pela análise, denominada empresa alvo, tem verificadas informações com maior afinco do que em um processo de auditoria, ampliadas as especificidades dos pontos examinados.

O que torna a due diligence diferente?

Durante o processo de due diligence entram na equação da análise dos dados da empresa, fatores de risco que devem ser conhecidos antes que se realizem quaisquer atos de fusão ou aquisição.

Esses fatores dizem respeito ao controle de dividendos com relação ao fluxo de entrada de dinheiro, passivos tributários da companhia e vão ter direta relação com a intenção final das partes do negócio.

Um comprador pode avaliar, a partir da projeção financeira revelada pela due diligence, qual a melhor maneira de estruturar sua aquisição, a partir de uma noção mais detalhada da prospectiva econômica da empresa alvo, optando por uma coalizão ou uma incorporação, por exemplo.

Porém, o processo de diligência é aconselhado mesmo em razão de verificação interna que a empresa possa solicitar, tendo ou não intenção prévia de abertura de capital ou de venda.

Em caso de compra ou venda, a diligência investigativa é uma aliada na transparência e na ciência das reais condições financeiras e administrativas da firma.

Através desse panorama, portanto, é possível se estudar ações necessárias para melhorar os processos administrativos da empresa e, também, preparar as partes interessadas em caso de indicativo de fusão ou aquisição.

Por qual motivo e como solicitar uma due diligence?

É muito importante, em todas as grandes decisões de uma administração, ouvir a voz dos especialistas sobre o assunto.

Os processos de fusão e aquisição, por apresentarem essa complexidade, demandam que a empresa interessada em comprar ou vender um negócio procure por aconselhamento técnico em firmas contábeis.

Ainda que o caso seja de recuperação judicial, o gestor da empresa alvo precisará de uma due diligence para ajudar o negócio a se reestruturar.

Uma empresa especializada na prestação de serviços de assessoria e consultoria, como o Grupo Maciel, está preparada para analisar da melhor maneira possível a viabilidade do negócio e, principalmente, aconselhar sobre a melhor maneira de agir em uma negociação.

O serviço de due diligence é, portanto, aconselhado para empresas que estão em processo de fusão e aquisição ou pensando em abrir o seu capital para o mercado financeiro.

A due diligence investigativa do Grupo Maciel

O Grupo Maciel trabalha para atender as mais variadas necessidades envolvendo os negócios de seus clientes. Dentre esses serviços está a due diligence investigativa, que visa analisar detalhadamente os aspectos financeiros da empresa alvo, com o propósito de oferecer uma melhor consultoria de acordo com os objetivos dos gestores e dirigentes da empresa.

Os auditores do Grupo Maciel estão preparados para dar uma resposta personalizada e específica para situações particulares de cada negócio. Isso possibilita oferecer, às empresas clientes, soluções desenhadas para suas demandas, identificando problemas e antecipando ações de resolução.

Através de ações preventivas, as partes interessadas em firmar negócio estarão preparadas para tomar uma decisão baseada na transparência da situação econômica da empresa alvo.

Dessa forma, se a empresa está planejando adquirir ou vender seu negócio, com qualquer que seja a finalidade – fusão, aquisição ou abertura de capital, por exemplo – encontrará no Grupo Maciel uma resposta sob medida para seus interesses.

Como e onde a empresa pode solicitar os serviços de due diligence do Grupo Maciel?

O Grupo Maciel é uma empresa de auditoria, assessoria, consultoria e perícia, atuando no mercado há quase uma década. Para melhor representar os interesses de seus clientes, os auditores do Grupo estão presentes em todo o Brasil, com escritórios no Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), além da sede na cidade de São Paulo (SP).

As empresas podem solicitar um orçamento acessando a aba contato e selecionando a opção orçamentos, bem como através dos canais de atendimento, via telefone, através da opção entre em contato da mesma aba, ou via e-mail, encaminhando mensagem para contato@macielauditores.com.br.

Uma boa consultoria pode ser a chave para obter o melhor negócio.

Para promover isso, o Grupo Maciel trabalha para atender aos interesses de seus clientes e orientá-los quanto às ações necessárias para garantir que seu negócio esteja de acordo com a conferência das informações da empresa alvo.

CEO Grupo Maciel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *