Eleições, sorteios e premiações: a importância da auditoria dos processos

Eleições, sorteios e premiações: a importância da auditoria dos processos
5 (100%) 25 votes

Todo processo de seleção gera dúvidas quanto à procedência de sua imparcialidade. Mais ainda quando estão envolvidas em sua equação a manutenção de um ato democrático ou, também, campanhas em que o cliente pode receber algum tipo de prêmio.

Assim são, respectivamente, os processos de eleição, sorteio e premiações.

Em grande parte, o sucesso de uma seleção deriva da efetiva participação de indivíduos que acreditem na imparcialidade e na justa realização do processo.

Quer seja uma votação ou um sorteio, é certo que a organização e o devido cuidado na manutenção das medidas de segurança devem ser realizadas a fim de promover a transparência do cuidado com os dados.

Para garantir que o processo seja devidamente legítimo e seus resultados confiáveis, é interessante que seus administradores mantenham a transparência do cumprimento das etapas e dos mecanismos nelas utilizadas.

É necessário, também, estar atento para não infringir nenhuma lei ao realizar promoções e premiações.

Para garantir esses aspectos legais e éticos, o indicado é que se contrate os serviços de um auditor.

Qual o papel da auditoria nos processos de eleição, sorteios e premiações?

A auditoria de um processo busca garantir a adequação dos dados apresentados.

Isso significa que, consequentemente, não só haverá a constatação da verificação pontual do processo como uma maior credibilidade, por parte dos clientes e usuários, em relação à campanha que a empresa ou a instituição está organizando.

Os casos abordados aqui dizem respeito a três grandes exemplos da importância da confiança do usuário em relação à validação do processo e, principalmente, da importância do serviço de consultoria e auditoria para evitar que ocorram problemas na elaboração, de cunho legal ou administrativo, e na execução do evento si.

A primeira delas é o processo eleitoral. Um evento de grande porte como esse requer atenção redobrada por parte de sua organização e garantia de segurança e imparcialidade, para que o indivíduo confie nos mecanismos utilizados para obter seus resultados.

São exemplos as Eleições Gerais, efetuadas através de urna eletrônica, e as eleições específicas de cada conselho de classe, sendo que muitas delas ocorrem via internet.

Entretanto, a auditoria pode também representar, após a realização dos eventos em si, uma saída para garantir que, em caso de o processo não ter se mostrado transparente ou haver dúvidas quanto à procedência de sua imparcialidade, poder-se revisar os dados e conferir as informações apresentadas ao seu final.

Outro exemplo, nessa linha, são as campanhas de promoções. Nelas o cliente pode, após adquirir um produto, concorrer a benefícios em dinheiro ou bens e serviços da empresa organizadora. Também há os casos em que, ao invés de adquirir um produto, o cliente participa de um sistema de aposta no qual poderá ou não receber algum valor no sorteio. Em ambos os casos há a necessidade de se cumprir legislações específicas e a confiança do usuário no processo é primordial para sua manutenção.

O que se audita em um processo eleitoral?

A urna eletrônica é a ferramenta de consulta à população utilizada pelo Brasil desde 1996. Através de seu sistema são efetuadas as coletas e contagens de votos, havendo a necessidade de confirmação da identidade do eleitor por intermédio da apresentação de um documento oficial com foto, título de eleitor e, atualmente, o uso da digital para ampliar o combate à fraude eleitoral.

Para realizar a auditoria dos resultados de uma eleição, bem como da confiabilidade de seu processo, são considerados diversos aspectos.

Segundo o TSE, podem ser auditados o conteúdo dos relatórios e atas realizados nas seções eleitorais e os dados presentes nas hashes, arquivos digitais individuais de cada urna.

O auditor pode, também, conferir os resultados de um processo eleitoral pedindo a reimpressão do boletim de cada urna, sendo possível, a partir disso, comparar os resultados com os boletins do sistema de totalização. Além disso, estão disponíveis para audição o código-fonte das urnas e o Registro Digital de Voto (RDV).

Sorteios e premiações: quais as entidades responsáveis?

No Brasil, os sorteios lotéricos são geridos pelo Estado. A entidade responsável pela realização dos sorteios é a Caixa Econômica Federal (CEF) e é regulamentada pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (SEFEL).

Existem as loterias de prognóstico esportivo ou numérico, os sorteios instantâneos e os passivos.

Outros tipos de sorteios, que não de caráter lotérico, são igualmente regulamentados pela CEF e requerem que a empresa que realizará o evento obtenha expressa autorização para tal.

São exemplos os eventos em que o usuário participa de competições nas quais há interferência da premissa de sorte ou azar no resultado final da premiação.

Confiança e segurança no processo: auditoria de sorteios do Grupo Maciel

O Grupo Maciel conta com auditores capacitados para efetuar a verificação dos processos de sorteio.

Tal confirmação do cumprimento das normas se dá através da busca de evidências que corroborem à constatação de que os itens presentes no edital da campanha foram respeitados e que houve o execução daquilo que foi divulgado na promoção.

O notável impacto em contar com o serviço de suas auditorias é a verificação externa de que a campanha da instituição foi considerada adequada com relação aos parâmetros exigidos. Isso confere seriedade ao processo e à imagem da campanha.

O Grupo Maciel costuma participar desse tipo de auditoria, a exemplo do sorteio da Nota do Milhão de São Paulo, organizada pelo município de São Paulo e pela Caixa Econômica Federal em agosto de 2017.

Seus auditores realizaram, também, auditoria externa nas Eleições Gerais de 2014 , estando presentes na sede de cada Tribunal Regional Eleitoral, participando das votações paralelas. Essa prática tem o intuito de verificar o cumprimento das regras, emitindo como produto final um relatório de conclusão dos trabalhos.

CEO Grupo Maciel

Related posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *