Boas práticas de governança corporativa e a geração de valor às empresas

Boas práticas de governança corporativa e a geração de valor às empresas
5 (100%) 2 votes

Ao avaliar a esfera econômica nas últimas duas décadas, pode-se ver com amplitude a constante busca por mecanismos que trabalhem em função das boas práticas organizacionais, e que ao mesmo tempo possibilitem maior geração de valores às empresas.

Uma das ferramentas que possuem tal capacidade, quando bem assegurada por uma equipe especializada no ramo, é a chamada governança corporativa.

O que é a governança corporativa?

A governança corporativa é a união das boas práticas de gestão. Ela possui por missão alavancar o desempenho das atividades da empresa, a fim de minimizar os conflitos que podem ocorrer em todas as partes ligadas à instituição, a exemplo de acionistas, gestores e colaboradores num contexto mais amplo.

Trata-se, portanto, de um conjunto de práticas de gestão que buscam gerar o aprimoramento no exercício das atividades da organização.

A governança corporativa é fruto de inúmeros estudos nas últimas duas décadas:

A governança corporativa é resultado de diversos estudos realizados por especialistas, de todo o mundo, na esfera gerencial e financeira nos últimos 20 anos.

De acordo com os estes especialistas, elementos como a crise financeira internacional e o contexto político desfavorável, na maioria das vezes no que diz respeito à transparência, fomentaram a necessidade da criação de mecanismos que sejam sinônimos de boas práticas nas organizações.

Quais os benefícios da governança corporativa?

A governança corporativa, além de trazer significativo diferencial às empresas que a tenham implementada, traz diversas outros benefícios às companhias, como:

Princípios, missões, valores e outros conceitos presentes na instituição direcionados no mesmo caminho, alinhamento do conjunto de stakeholders da empresa, melhoria da reputação da organização e maior diálogo entre os colaboradores da empresa, por meio da descentralização da tomada de decisões.

Ademais, nas empresas familiares (cerca de 90% das empresas no Brasil, de acordo com o IBGE), a governança corporativa é ponto-chave para a capacitação e a escolha dos sucessores e administradores para o futuro do negócio.

A não-modernização dos processos de gestão das empresas pode trazer sérios problemas:

Quando inexistente a evolução e modernização dos processos de gestão nas organizações, a empresa acaba por correr sério risco de “andar para trás”, ou seja, de manter uma gestão obsoleta e distante das melhores práticas que estão em voga no mercado.

A governança corporativa e o cuidado redobrado em sua implementação:

Embora o mecanismo seja forte aliado das organizações em diversos setores de sua atuação, é imprescindível ter o devido cuidado em sua integração ao ambiente da empresa, pois é importante destacar que cada companhia possui diferentes níveis em seus processos internos.

É preciso com a governança corporativa, adaptar as boas práticas organizacionais à realidade presente na organização.

A necessidade da criação de um ambiente em que a confiabilidade seja destaque:

Não obstante, a criação de valor na empresa somente pode ser criada em um ambiente corporativo de confiança, e com a perspectiva de longo prazo sempre preocupada na melhor prestação de serviços aos clientes.

Neste contexto, se faz essencial o acompanhamento de quem está há tempos no mercado e possui a proficiência necessária para compreender as necessidades das organizações e adequar as melhores estratégias para o funcionamento do negócio.

Grupo Maciel e a expertise em consultoria corporativa:

O Grupo Maciel, união de empresas da área contábil, é especializado em consultoria corporativa. Ao todo, são três áreas distintas de atuação: consultoria due diligence, consultoria operacional e consultoria financeira.

Nossa organização, juntamente com os gestores das empresas clientes, por intermédio da consultoria financeira e operacional, realiza uma detalhada consultoria sobre as melhores estratégias a serem seguidas para a implementação da governança corporativa da empresa, a fim de que esta possa estar em plenas condições de obter destaque e ampliação de seu valor no mercado em que atua.

O Grupo Maciel, assim como a governança corporativa, atua mundialmente:

O Grupo Maciel é membro independente da Geneva Group International (GGI), uma das dez principais alianças internacionais de contabilidade, consultoria e assessoria jurídica no mundo.

Neste contexto global de sinergia com outras empresas do ramo, é capaz de oferecer o melhor suporte em escala mundial. Através da GGI, se tem acesso a especialistas em todo o mundo para prestar apoio sobre regulamentos locais e estratégias de mercado.

Isto configura o Grupo Maciel como a alternativa ideal para o devido alicerce na implementação de boas práticas de governança para todas as empresas interessadas.

CEO Grupo Maciel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *